Michoacán, México: Brutal Repressão Policial Contra Estudantes Normalistas em Tiripetío, 74 Detidxs

2153

14.10.17: Companheirxs da Escuela Normal Rural Vasco de Quiroga foram brutalmente reprimidxs enquanto preparavam atividades para comemorar o 5º aniversário da repressão que ocorreu na escola em 15 de outubro de 2012. Um estudante foi detido, e quando xs Normalistas exigiu sua libertação, a polícia xs agrediram e atiraram contra elxs. 74 estudantes foram então detidxs.

Como parte dos ataques contra o sistema público de educação, as  escolas rurais Normalistas que historicamente treinam professores rurais estão sendo sistematicamente atacadas e xs estudantes estão gradualmente sendo desaparecidxs pelo governo federal.

Declaração da ONOEM:
A Organización de Normales Oficiales del Estado de Michoacán (ONOEM) denuncia o uso de elementos militares contra nossxs companheirxs pelo estado, vale ressaltar que também haviam companheirxs da Escuela Normal Rural Raúl Isidro Burgos de Ayotzinapa. Nós denunciamos o governo corrupto de Silvano Aureoles e Carlos Gomez Arrieta, subsecretário de segurança pública por danos físicos e psicológicos que foram causados axs nossxs companheirxs.

“É verdade que eles nos atingiram, mas não estamos vencidxs”
“ONOEM continua em luta”
“TIREPETIO vive”

Comitê estudantil de Tiripetío afirmou ao público em geral:

Enquanto estávamos preparando a marcha para comemorar a repressão em 15 de outubro de 2012 na nossa escola Normalista, o governo estadual encabeçado por Silvano Aureoles Conejo ordenou a repressão contra nxs, primeiro pela prisão de um colega. Fomos a sede do PGJE (Procuradoria Geral de Justiça do Estado) para exigir sua libertação e a SSP (Secretaria de Segurança Pública) respondeu com uma brutal repressão e deteve mas de 70 companheirxs.

(Informação retirada e traduzida de vários meios independentes
mexicanos)

This entry was posted in Fuck The Police, Mexico, Michoacán, Normalistas, Repression, Student Struggle, Tiripetío, Vasco de Quiroga Normalista School. Bookmark the permalink.